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24 a 26 de Agosto de 2015
MC05-Desenvolvimento de Aplicativos para Placas Gráficas com Uso de CUDA
Professor: Mark Joselli (PUC-PR)
Carga Horária: 3h
Data: 26/08/2015
Horário: 14:00 às 16:00 e 16:30 às 17:30
Local: Auditório B
Descrição:
A GPU (Unidades de processamento gráfico) são processadores dedicados para
o processamento de cálculos gráficos. O desenvolvimento das GPUs programáveis
começou uma nova área de pesquisa, permitindo o uso da GPU para processamento de
dados não gráficos, este uso ficou chamado como GPGPU (GPU para uso genérico).
Essas GPUs devido a sua arquitetura SIMD (Single Instruction, Multiple Data) são
altamente otimizada para elevado numero de cálculos.
Este trabalho visará a utilização dessas GPUs para a utilização em ambiente paralelos
como clusters de GPUs, processamento distribuído entre GPUs e utilização da GPU
para processamento em grade.
Este tutorial tem o objetivo de capacitor o aluno a começar o desenvolvimento de
algoritmos utilizando GPU Computing. Portanto, este tutorial apresenta uma abordagem
basica, que vai desde o funcionamento ao primeiros passos de como usar a GPU para
processamento de algoritmos. Além disso, o tutorial irá mostrar algumas técnicas sobre
como melhor usar o poder da GPU para otimizar algoritmos, aumentando a velocidade
quando comparado com modelos tradicionais. Este tutorial também mostra alguns
exemplos destas técnica na prática.
Ementa:
O minicurso é dividido em 4 partes. Na primeira parte do curso são apresentados os
conceitos de programação paralela de alto desempenho, arquitetura e hardware da GPU.
Os conceitos apresentados nesta parte do curso tem o objetivo de fazer o aluno construir
o conhecimento teórico para uma visão prática. A segunda parte consiste na
apresentação das ferramentas de desenvolvimento, para a instalação e configuração do
ambiente. A terceira parte consiste no estudo do conteúdo que envolve o
desenvolvimento de programas com estrutura de dados na forma de fluxo, compilação e
conhecimento de diretivas de compilação para otimização do código e conhecimento
das APIs necessárias a execução de um código de GPU. Por fim, apresenta-se um
overview para o entendimento prático dos problemas inerentes a gerencia e hierarquia
de memória da GPU.
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