ERAD-RJ 2015 - I Escola Regional de Alto Desempenho do Rio de Janeiro

Patrocinio:

intel


Local:
Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)

Endereço:
Av. Getúlio Vargas, 333, Quitandinha CEP 25651-075 Petrópolis - RJ

Contato:
Tathiana Tapajoz
Daniel Romero
Sala: 1E-03
Telefone: 24-2233-6101
E-mail eventos@lncc.br


Palestrantes


Luiz Monnerat

Petrobras
24 de Agosto
14h30 - 15h30

Silvio Luiz Stanzani

Universidade de São Paulo / Intel Code Modernization Partner
25 de Agosto
14h00 - 15h00

Michael Wilde

Argonne National Laboratory/EUA
25 de Agosto
15h00 - 16h00

Apoio:

capes

cnpq

capes







Petrópolis - Rio de Janeiro - Brasil
24 a 26 de Agosto de 2015



MC05-Desenvolvimento de Aplicativos para Placas Gráficas com Uso de CUDA

Professor: Mark Joselli (PUC-PR)
Carga Horária: 3h
Data:
26/08/2015
Horário: 14:00 às 16:00 e 16:30 às 17:30
Local: Auditório B

Descrição:
A GPU (Unidades de processamento gráfico) são processadores dedicados para o processamento de cálculos gráficos. O desenvolvimento das GPUs programáveis começou uma nova área de pesquisa, permitindo o uso da GPU para processamento de dados não gráficos, este uso ficou chamado como GPGPU (GPU para uso genérico). Essas GPUs devido a sua arquitetura SIMD (Single Instruction, Multiple Data) são altamente otimizada para elevado numero de cálculos. Este trabalho visará a utilização dessas GPUs para a utilização em ambiente paralelos como clusters de GPUs, processamento distribuído entre GPUs e utilização da GPU para processamento em grade. Este tutorial tem o objetivo de capacitor o aluno a começar o desenvolvimento de algoritmos utilizando GPU Computing. Portanto, este tutorial apresenta uma abordagem basica, que vai desde o funcionamento ao primeiros passos de como usar a GPU para processamento de algoritmos. Além disso, o tutorial irá mostrar algumas técnicas sobre como melhor usar o poder da GPU para otimizar algoritmos, aumentando a velocidade quando comparado com modelos tradicionais. Este tutorial também mostra alguns exemplos destas técnica na prática.

Ementa:
O minicurso é dividido em 4 partes. Na primeira parte do curso são apresentados os conceitos de programação paralela de alto desempenho, arquitetura e hardware da GPU. Os conceitos apresentados nesta parte do curso tem o objetivo de fazer o aluno construir o conhecimento teórico para uma visão prática. A segunda parte consiste na apresentação das ferramentas de desenvolvimento, para a instalação e configuração do ambiente. A terceira parte consiste no estudo do conteúdo que envolve o desenvolvimento de programas com estrutura de dados na forma de fluxo, compilação e conhecimento de diretivas de compilação para otimização do código e conhecimento das APIs necessárias a execução de um código de GPU. Por fim, apresenta-se um overview para o entendimento prático dos problemas inerentes a gerencia e hierarquia de memória da GPU.



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